- Área: 190 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Ricardo Amaral
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na frente marítima nascente da cidade de Ponta Delgada a casa DC ocupa a totalidade de um lote de 114 m², residual na malha construída existente. Densa e sempre de costas viradas a sul e ao mar, esta malha é caracterizada pelas propriedades de limites irregulares, frentes estreitas, logradouros desorganizados e variações fortes de alturas.
A casa DC ocupa a primeira fila na vista mar, desafiando mas inspirando-se nas tipologias tradicionais vizinhas , abrançando-o e trazendo-o em reflexos e vista para o seu interior. O custo contido e a volumetria máxima possível definiram-na ao máximo. Em termos volumétricos a desconstrução em 3 volumes principais que organizam o programa por pisos e a definição dos métodos construtivos com sistemas locais e de forma contida originaram a linguagem principal da casa DC.
O branco cristalino das paredes, a contenção dos vãos que organizam as vistas sobre a cidade e mar e o vidro incolor que ajuda a diminuir barreiras ajudam a casa a integrar-se neste ambiente especial de frente marítima reinterpretando a envolvente numa casa contemporânea.
O piso térreo esconde-se do acesso pela ruela pedonal levantando os vãos do nível da altura do observador mas abrindo na frente num pátio privado para onde de forma clara se abre buscando a luz que caracteriza a sala de estar, cozinha em open space, e acesso ao piso superior. Este piso organiza a área de convívio desta casa pensada para uma família jovem.
No piso 1 e banhada por luz zenital estão os quartos e zonas de casa de banho do piso. A suite assume a sua vista com o vão recuado de maiores dimensões enquanto que os quartos se reduzem a frestas devido à relação de proximidade ao vizinho a nascente.
O piso 2 tem a função de escritório e miradouro sobre a vista de 180 graus sobre a costa sul da Ilha de São Miguel, Açores